segunda-feira, 21 de março de 2011

Desfio 3

Queimadas, 21 de Março de 2011

Reflita sobre a principal tese de Mcluhan de que o mundo é uma "aldeia global". Que repercussões essa tese traz para os processos educativos voltados às crianças?


     A partir da leitura realizada sobre a aldeia global de Mcluhan, podemos dizer que a operação mental realizada do simples para o pensamento mais complexo, especificamente sobre os processos comunicacionais está baseado na informação.
     Com os avanços dos processos comunicativos fluíndo informações entre os povos de diferentes culturas. Esses processos ganharam dimensão midiática, unindo mais o mundo, a cultura. O mundo ficou sem fronteiras.
     Segundo a tese da idéia global de Mcluhan, a comunicação teve uma grande ênfase no século XVIII com alguns acontecimentos marcanten como a Revolução Francesa e a Revolução Industrial.
     As teses de Mcluhan trás uma grande influência nos processos de aprendizagem relacionados a crianças, pois com o avanço tecnológico e a Mass Media, podemos dizer que as crianças fazem parte dessa fase digital da comunicação sendo receptores de informações constantes através de meios frios ou quentes, asmesmas já participam desse novo mundo.
     Acredito que a Mass Media também é muito utilizada pelos professores de educação infantil, como recursos didáticos, como por exemplo Scripto (o livro), a utilização de cartazes ou poster durante as suas aulas e até o uso de audiovisual como uma video-aula educativa. Por isso posso ressaltar que as idéias macluhianas, com certeza auxiliam no processo aprendizagem das crianças em fase de desenvolvimento.

Um comentário:

  1. Adriana gostei muito das suas colocações sobre a aldeia global de Mcluhan, parabéns amiga.

    Renata

    ResponderExcluir