sábado, 9 de abril de 2011

19 de Abril - Dia do Índio



DIA DE ÍNDIO

Os indígenas têm um modo de vida diferente do nosso. Eles são muito mais ligados à terra. Não trabalham com o objetivo de juntar dinheiro, bens, nem nada desse tipo. Trabalham em suas lavouras para garantir o sustento da aldeia; fora isso, alimentam-se dos frutos das árvores e dos animais que caçam. Para os índios, a terra é muito importante, sagrada mesmo. Não só porque é o lugar de onde tiram seu sustento, mas também porque é o que eles consideram como o lar deles. Por isso a Constituição brasileira garante que as terras dos índios devem ser demarcadas (determinadas) pelo governo e devem ser respeitadas por todos. Ás vezes esses direitos não são respeitados. Alguns grandes proprietários de terras, madeireiros e garimpeiros tentam expulsar os índios de suas terras para explorá-las, e para isso, muitas vezes fazem uso de força bruta para tirá-los de lá. A situação dos índios é grave em várias regiões, e infelizmente muitas comunidades indígenas já perderam grande parte de seus territórios.























Músicas para o dia do Índio:
XUXA - Vamos brincar de índio
Marchinhas_de_Carnaval_-_Indio 
Roupa_Nova_-_Amor_de_indio 
Patati Patatá -Os indiozinhos
Patati Patatá- Na tribo eles vivem
Curumim - Mara Maravilha 
Hélio Ziskind -Tu_Tu_Tu_Tupi
Jorge_Ben_-_Todo_Dia_Era_Dia_de_Indio
Djavan_-_Cara_De_Indio

Mara Maravilha - Eu sou uma índia

Xuxa - Brincar De Índio





Vamos brincar de índio 
Mas sem mocinho pra me pegar 
Venha pra minha tribo 
Eu sou cacique, você é meu par 
Índio fazer barulho 
Índio ter seu orgulho 
Vem pintar a pele para a dança começar 

Pego meu arco e flecha 
Minha canoa e vou pescar 
Vamos fazer fogueira 
Comer do fruto que a terra dá 
Índio fazer barulho 
Índio ter seu orgulho 
Índio quer apito 
Mas também sabe gritar 

Índio não faz mais lutas 
Índio não faz guerra 
Índio já foi um dia 
O dono dessa terra 
Índio ficou sozinho 
Índio querer carinho 
Índio querer de volta a sua paz





HISTÓRIA: A Indiazinha Unaí


Unaí nasceu lá no meio da floresta, no tempo em que só existia mato.
A menina corria, pulava, nadava como um peixinho…  ela morava numa oca. 
É esse o nome dado às casas do índios.
Comia frutas, peixes e tudo que a natureza podia dar, era feliz. 
Unaí e todas as crianças da aldeias aprendiam com os mais velhos os 
afazeres e as tarefas, como fazer potes de barro, tecer redes, escolher
 frutas para comer e moer mandioca para fazer farinha.
À noite, o céu ficava muito estrelado. Era lindo! A menina cedia ao sono, 
se deitava numa rede tecida por ela e sua mãe.
Quando amanhecia o dia, o dia era maravilhoso! Aquele monte de 
pássaros cantando ao mesmo tempo, o cheiro de mato, calor do sol 
que ia aquecendo tudo devagarinho…
 e lá ia Unaí para mais um dia de alegria!

Plano de aula
Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:

- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.
Sensibilização:
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião.
Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ).
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:

GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.

HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira

LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

Formulação de Problemas:
- Questionar em classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?



Para colorir






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