terça-feira, 31 de maio de 2011

PROJETO JORNAL NA SALA DE AULA

Nos últimos anos, editores de jornais do Brasil, organizados na ANJ(Associação Nacional de Jornais), conscientizaram–se de que a imprensa não se encontra diante de uma implacável marcha para a obsolescência e para a extinção. Os jornais têm um futuro, e esse depende muito de movimentos estratégicos das próprias empresas como a preparação do leitor do futuro, o que pressupõe não apenas a melhoria dos índices nacionais de instrução, mas também a formação do hábito da leitura de jornais, adquirido, em geral, em certos momentos críticos da vida das pessoas. Esses momentos variam de sociedade para sociedade, embora tenham algumas semelhanças.

No contexto brasileiro, o hábito se forma nas seguintes oportunidades: a familiaridade com a imprensa (desde a infância a partir da experiência doméstica com adultos que já o possuem), a necessidade de informação diversificada e de atualidade em virtude do vestibular e em função da atividade profissional. A essas circunstâncias soma–se uma quarta, que tende a ser extremamente rentável, que é o uso do jornal em apoio às atividades escolares. 
Com base nessas constatações e pressupostos, a ANJ e as empresas jornalísticas a ela associadas passaram a investir em programas de Jornal na Educação. O programa Jornal na Educação tem o cunho institucional e cumpre as funções empresarial, educativa e social, ao contribuir para formar novos leitores e dar oportunidade a estudantes de todo o país de terem acesso ao jornal e de desenvolverem o espírito de cidadania.
"Educação. Um direito de todos os cidadãos. A base de uma vida futura, pessoal e profissional, dependente do aprendizado. Hoje, a atividade escolar é cada vez mais voltada para a praticidade. O aluno, ao ler um jornal, depara–se com a própria realidade, observando os acertos e erros que a sociedade e o indivíduo cometem. Facilitar o acesso do aluno aos meios de comunicação é fazê–lo ficar frente a frente com o mundo. Dentro deste contexto, o Jornal Diário do Nordeste, exercendo seu papel de formador de opinião, vem desenvolvendo o Projeto Jornal na Sala de Aula".
O que é o Projeto Jornal na Sala de Aula?
Por via deste instrumento o jornal DIÁRIO DO NORDESTE através doProjeto Jornal na Sala de Aula, tem se mostrado desde o início de 1997, sensível às questões relacionadas à educação, criando uma nova forma de pensar e agir através da leitura e manuseio do jornal na escola, desde as classes menores até os cursos superiores, naturalmente orientados por profissionais multidisciplinares, com resultados surpreendentemente positivos.
A idéia é transformar o jornal num instrumento pedagógico e levá–lo para dentro da sala de aula.
Objetivos
  • Fornecer a escola um recurso pedagógico dinâmico, permanentemente atualizado e viável na sala de aula.
  • Promover a leitura crítica do aluno e maior proximidade com o veículo jornal.
  • Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania.
  • Promover maior proximidade do aluno e do professor com o veículo jornal e proporcionar um conhecimento mais amplo da região.
  • Incorporar novos conhecimentos via leitura de matérias jornalísticas.
  • Motivar o aluno a participar de pesquisas na comunidade a partir de temas estudados na sala de aula gerados através do jornal.
  • Facilitar o manuseio da informação, desenvolvendo o senso crítico e criativo do aluno em diferentes meios de comunicação: TV, rádio, revista, jornal e outros.
  • Incentivar melhor domínio e manejo da linguagem oral e escrita.
  • Proporcionar a interdisciplinaridade e a sociabilização.
  • Incentivar a prática da reflexão, comparação, análise, síntese e conclusão das informações e conhecimento adquiridos.
  • Promover a leitura entre os membros das famílias dos alunos, bem como entre os funcionários da escola.
  • Viabilizar a atuação do jornal como recurso de apoio didático para todas as disciplinas curriculares.
  • Democratizar as informações e gerar ações sociais mais freqüentes nas escolas.
  • Conhecer o processo de produção de jornal regional.
  • Questionar a realidade social, favorecendo a formação de opinião melhor embasada, levando a mudanças de posicionamento e atitudes.
  • Desenvolver no aluno o gosto pela leitura a aprofundamento na interpretação e compreensão.

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